GamiLearning
Projeto GamiLearning
(UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014)
Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional
Há um consenso generalizado de que “a promoção e o aumento da literacia mediática, em crianças e adultos, é de importância crescente, num contexto de convergência dos média digitais e de uma ecologia de media altamente complexa” (Livingstone, Bulger & Zaborowski, 2013, p 4; . Hobbs , 2008, p 431).
Em Portugal, as políticas de educação para os media estão disponíveis; as escolas já têm computadores com acesso à internet e um Referencial de Educação para os Media foi lançado em 2015 pela Direção Geral de Educação. No entanto, há falta de formação dos professores e de sistematização de boas práticas no ensino formal e não formal (Costa, Jorge, & Pereira, 2014).
Objetivo geral:
Desenvolver as dimensões crítica e participativa da literacia mediática, em jovens dos 9 aos 12 anos, através de experiências de aprendizagem colaborativa com jogos digitais.
Objetivos específicos:
- Criar condições que permitam a construção de jogos digitais no contexto de atividades de aprendizagem em sala de aula;
- Promover competências técnicas e socioculturais na área da segurança digital, que potenciem de forma sustentada a autogestão das identidade(s) digitais;
- Promover colaboração na aprendizagem, através da utilização de uma plataforma de rede social de trabalho, o SAPO Campus
- Avaliar os impactos da criação de jogos pelas crianças no desenvolvimento de processos de aprendizagem em literacia para os media.